Vacina contra Sarampo é urgente no Brasil

A conscientização da importância da VACINAÇÃO é a melhor forma de prevenir o avanço da doença no Brasil. Nos primeiros seis meses do ano, 37 pessoas morreram de sarampo nos 53 países que a OMS inclui em seu escritório europeu, cifra que subiu para 73 em 2018.Entre os países onde a doença continua sendo endêmica estão Alemanha, França e Itália. O surto é mundial. Segundo a OMS, o número de casos de sarampo no mundo triplicou nos primeiros sete meses de 2019, considerando o mesmo período do ano em 2018.
Em São Paulo, balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde mostra que houve aumento de 36,4% nos casos registrados. O número cresceu para 1.319 na última semana. A maioria dos casos suspeitos e confirmados, 90,9%, são residentes da grande São Paulo.

No Brasil, o esquema vacinal para o sarampo funciona da seguinte forma:
✓ Crianças de 12 meses a menores de cinco anos de idade recebem uma dose da vacina aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral) – em casos de surtos, recomenda-se a aplicação de uma terceira dose.
✓ Pessoas de cinco anos a 29 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente recebem duas doses da vacina tríplice viral.
✓ Adultos de 30 a 49 anos recebem uma dose da vacina tríplice viral.

Fonte: Senado Federal, OMS

Vacina contra Sarampo é urgente no Brasil

 

Deixe uma resposta