A caixa de gordura possui como função evitar que a gordura chegue até a tubulação, causando sua obstrução e entupimento. Ela é formada por uma divisória interna vertical, que realiza a divisão da caixa em duas. Dessa forma, no momento que o líquido sujo passar pelo ralo da pia, ele cairá na água, saindo pelo lado oposto, não se misturando com a água e boiando na superfície, limpo do excesso de gordura, formando uma camada que vai se acumulando com o tempo. Caso tal gordura não seja retirada de forma periódica, pode ocorrer o transbordamento desta caixa.
Por isso, a Desentupidora Contorno preparou este artigo para você aprender mais sobre a relevância da limpeza da caixa de gordura. Confira!
Qual a importância da limpeza e manutenção da caixa de gordura?
A caixa de gordura necessita de uma limpeza periódica, para que dessa forma o fluxo de funcionamento da rede coletora não seja comprometido. Caso a higienização não seja realizada, diversos problemas podem ocorrer, como entupimentos, escoamento lento da água na pia, atração de pragas, mau cheiro, entre outros. Além de facilitar o desenvolvimento de fungos, bactérias e algas, e atrair bichos e insetos, como barata e ratos para o local.
É preciso frisar que este reservatório não deve ficar de lado em sua casa, já que é para lá que todos dejetos irão descer, que irão descer pelas tubulações da pia: os restos de comida como gorduras.
Já nos estabelecimentos comerciais necessitam de uma caixa de gordura, para que os problemas de tubulações sejam evitados, além dos danos ao meio ambiente, porém, é preciso realizar o tratamento de forma adequada na caixa.
Com qual frequência devo limpar a caixa de gordura?
A frequência com que a limpeza deve ser realizada depende basicamente dos seguintes fatores: tamanho da caixa de gordura e volume de gordura que é despejada constantemente.
No caso de condomínios, é preciso estar sempre em dia com a limpeza da caixa de gordura. Para isso, o síndico pode elaborar um calendário, com a previsão dos meses em que deve acontecer a limpeza.
A caixa de gordura é essencial para a manutenção da rede hidráulica de residências e redes comerciais, principalmente, restaurantes de indústrias ou restaurantes comerciais, devido ao volume de efluente ser maior.
Para que ela funcione de forma eficiente, é preciso seguir as características recomendadas pela norma brasileira 8160, da ABNT, sendo algumas delas os tamanhos mínimos dos recipientes e capacidade total do sistema, podendo variar conforme o tamanho do estabelecimento.
A instalação de uma caixa de gordura evita que dejetos e resíduos oleosos sejam despejados no solo e que contaminem galerias de águas pluviais.
Como a limpeza da caixa de gordura é realizada?
O procedimento de limpeza da caixa de gordura é realizado, ao ser feito mecanicamente, por meio de caminhões auto-vácuo. Neles, os dejetos acumulados na caixa são removidos e, após o serviço, os dejetos coletados são direcionados ao local adequado, podendo, assim, ter descarte adequado e, talvez, até um possível reaproveitamento.
Para que o serviço seja feito de forma eficiente e com qualidade, é preciso contar com uma empresa de desentupimento que tenha profissionais bem treinados e equipamentos qualificados, e isso você encontra na Desentupidora Contorno. A limpeza é realizada por meio de caminhões auto-vácuo de capacidades de 07 a 12 m³ para oferecer o melhor atendimento às necessidades de cada cliente.
Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp e saiba mais sobre nossos serviços!