Um simples entupimento em sua casa, apartamento ou local de trabalho pode trazer sérias consequências para a saúde de quem estiver por perto. Em praticamente todos os tipos de entupimentos, a água fica imediatamente contaminada e traz doenças perigosíssimas.
Febre Tifoide, Cólera e Hepatite A são algumas das doenças que podem ser causadas pela água de esgoto não tratada, um problema sério que afeta a saúde pública.
Águas de entupimentos contem microrganismos, especialmente os responsáveis por causar doenças, estando por isso nestas situações a água contaminada. A contaminação pode acontecer com o contato direto com a água contaminada.
Principais Doenças Causadas.
Algumas das principais doenças que podem ser causadas por águas paradas ou água de esgoto não tratado incluem:
- Hepatite A
A Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa que pode ser fatal quando não tratada. A Hepatite A é transmitida através do contato com fezes contaminadas, e neste caso a sua transmissão é feita através do contato com água contaminada com microrganismos de origem entérica.
- Principais Sintomas: urina escura, fezes claras, amarelamento da pele e da parte branco dos olhos, febre, calafrios, sensação de fraqueza, náusea, perda de apetite e fadiga.
- Como é o Tratamento: não é específico pois o corpo acaba por combater o vírus sozinho. Por isso, o tratamento é feito recorrendo ao uso de medicamentos para controlar a febre e a dor, e através da alimentação, recorrendo à ingestão de alimentos diuréticos e que fortaleçam o sistema imune.
- Giardíase
A Giardíase é uma infecção do aparelho digestivo causada pelo parasita Giardia intestinalis. A sua transmissão é feita através do consumo de alimentos ou água contaminadas por fezes contendo cistos maduros do parasita, sendo uma doença infecciosa que pode ser transmitida entre pessoas.
- Principais Sintomas: dor abdominal, diarreia, febre, náusea, fraqueza ou perda de peso.
- Como é o Tratamento: o tratamento varia de acordo com a gravidade da infecção, podendo ser utilizados remédios antiparasitários como metronidazol, tinidazol, ou secnidazol.
- Amebíase ou Disenteria Amebiana
A Amebíase ou disenteria amebiana é uma infecção causada por um parasita que se instala no intestino e que impede a absorção de nutrientes importantes para o organismo. A sua transmissão é feita através do consumo de alimentos ou água contaminadas por fezes contendo cistos amebianos maduros.
Principais Sintomas: dor abdominal, diarreia, febre e calafrios.
- Como é o Tratamento: o tratamento varia de acordo com a gravidade da infecção, podendo ser utilizados remédios antiparasitários como Secnidazol, Metronidazol ou Tinidazol.
- Febre Tifoide
A Febre Tifoide é uma doença infeciosa causada pelo parasita Salmonella typhi, que se instala no organismo e causa sintomas. A sua transmissão é feita através do consumo de água e alimentos contaminados com o parasita.
- Principais Sintomas: febre alta, vômito, dor de barriga, prisão de ventre, diarreia, dor de cabeça, perda de apetite, perda de peso ou pintinhas vermelhas na pele.
- Como é o Tratamento: é feito recorrendo ao uso de antibióticos, sendo muito importante o descanso e a hidratação durante a fase de recuperação. Esta é uma doença que pode ser prevenida com a vacina contra a febre tifoide.
- Cólera
A Cólera é uma infecção que ocorre no intestino, causada por uma bactéria que pode estar presente em água contaminada ou em alimentos, que produz uma toxina que desencadeiam os sintomas da doença.
- Principais Sintomas: diarreia intensa e vômitos, que podem levar à desidratação intensa.
- Como é o Tratamento: é realizado recorrendo ao uso de antibióticos e solução para hidratação oral e intravenosa, como o soro.
- Ascaridíase ou lombriga
É uma doença infeciosa causada pelo parasita Ascaris Lumbricoide, também conhecido como lombriga ou bicha, que habita e multiplica-se nos intestino. Esta doença, é transmitida através da ingestão água ou alimentos contaminados com
ovos do parasita.
- Principais Sintomas: dor abdominal, enjoo ou dificuldade em evacuar;
- Como é o Tratamento: é feito recorrendo ao uso de remédios antiparasitários como Albendazol.
- Leptospirose
A leptospirose é uma doença causada por uma bactéria presente em urina dos ratos de esgotos e de outros animais como pombos e baratas, que penetra no corpo através do contato com da pele ferida ou mucosas, como olhos, nariz, com águas contaminadas.
- Principais Sintomas: Febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, perda de apetite, vômito, diarreia ou calafrios.
- Como é o Tratamento: é feito recorrendo ao uso de remédios Antibióticos e de Paracetamol para a dor e febre, não sendo recomendado o uso de ácido acetilsalicílico ou de remédios anti-inflamatórios.
Em geral, as pessoas pensam que, muitas dessas doenças são transmitidas apenas por água de esgotos, inundações ou enchentes. Estão parcialmente corretas. Mas é precisa atenção com entupimentos domésticos, grandes vilões com certeza. Crianças entre 1 ano e os 6 anos de idade, que são mais sensíveis, assim como aumenta as chances de morte do feto em grávidas.
Entupiu? Chame imediatamente ajuda profissional. Sua saúde e dos seus é o mais importante.